Pessoalmente, eu quase não assisto TV, aberta ou paga, fora um ou outro noticiário e documentário. Mas nunca está demais refletir criticamente sobre a contribuição da TV na formação do imaginário brasileiro. Quem circula pelo interior rural do paÃs já deve ter se deparado com a esdrúxula cena de pessoas humildes, semi analfabetas vendo o glamour urbano da novela das 21h, à luz de gerador…
do Boteco Escola de jarbas
http://jarbas.wordpress.com/2009/11/17/educacao-e-televisao/
O artigo que segue está inacabado. O autor escreveu apenas os dois primeiros parágrafos. Ficou doente e a matéria precisa ser publicada em Meios & Educação. O editor da revista quer que você termine o artigo. Mãos à obra.
Televisão e Educação
Valtinho, 06 anos, menino da Favela do Encantado é bamba em televisão. Já viu muitas Xuxas, Elianas, Gugus, Faustões, SÃlvios Santos. Sabe do Ratinho e da Márcia, da novela das seis, da novela das oito, do Corujão. Viu cabeças rolarem em filmes de lutas marciais. Acompanhou câmeras de muitos canais perseguindo bandidos pelas ruas. Viu a Guerra do Iraque, massacres na Bósnia, minas assassinas em Angola, o Big Brother, o Fantástico. Passou por notÃcias de agitação na Venezuela, viu um presidente correndo dos Ãndios na BolÃvia. Ouviu muitas metáforas do Lula. Viu desastres, batidas, prisões e solturas do Lalau, seqüestro da filha do SÃlvio Santos, filhos assassinando pais. Bateu palmas para os Mamonas Assassinas. Conheceu e esqueceu o Tiririca. Imitou o Chavez. Vez ou outra, assistiu ao programa do Jô. Em resumo, já viu, dos dois aos seis anos de idade, mais de quatro mil horas de TV. E, em muitos e muitos intervalos, acompanhou com interesse mais de oitenta mil comerciais.
Valtinho não sabe os nomes, mas tem bom olho para cortes, zoom in, zoom out, continuidade, edição, fades de todos os tipos. Está definitivamente alfabetizado em televisão. Agora é que são elas, entrou numa escola. Tem de aprender a ler e a escrever. Sua formação televisiva vai ajudá-lo ou estorvá-lo nessa aventura?
Se você quiser colaborar com textos que possam dar um fecho para esta história, mande os dois próximos parágrafos por meio de comentários a este post.
http://jarbas.wordpress.com/2009/11/17/educacao-e-televisao/