Casa França-Brasil, Rio de Janeiro
De 14/05 a 10/07
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
“2. 8 9 2†– por Daniela Labra
Números:
Os mortos no 11 de Setembro de Nova York foram 2.977 em 2001; as vÃtimas do recente terremoto e tsunami no Japão somavam 12.876, em abril de 2011. Apesar de causar espanto, no universo numérico qualquer tragédia pessoal é tábula rasa.
Pesquisa:
Nesta exposição, Daniel Senise apresenta quatro obras, sendo duas delas amparadas conceitual e visualmente na concretude abstrata de dados estatÃsticos que representam momentos de vidas. Em composições solenes e melancólicas, como em geral tem sido sua produção, permanece no processo de elaboração no qual a intervenção manual do artista é mÃnima.
A cifra-tÃtulo da exposição refere-se a sua obra central, que instala face a face duas superfÃcies construÃdas com lençóis usados em locais associados a vivências extremas: um motel e o INCA – Instituto Nacional do Câncer. Com o auxÃlio de um matemático, Senise obteve o cálculo de pessoas que passaram pelos lençóis, ao longo de sua vida útil de 6 meses, em ambos estabelecimentos. Assim, chegou aos tÃtulos “Branco 462”, referente à movimentação no hospital, e “Branco 2430”, no motel. Somadas, essas cifram chegam então aos “2.892”.
+ info sobre o artista http://www.danielsenise.com