Assunto: Helio Oiticica

Encaminhado por Cecilia Cotrim/ Autor: Paulo Becker

Na reação à tragédia do incêndio, muita coisa boa e importante está sendo dita pelas pessoas. O site da Daniela Name –http://daniname.wordpress.com/2009/10/18/helio-oiticica-e-a-cultura-dos-escombros/ e o Canal Contemporâneo são boas fontes, além dos jornais.

O Estado e as famílias, no exercício do seu poder relativo, perdem a perspectiva do  campo da arte e sua relação sempre conflituosa com a cultura. Este campo em si também deverá determinar uma esfera de direito autônomo, as suas próprias razões, sem ferir o direito de herança. Embora esteja melhorando um pouco, e a tragédia esteja provocando um efeito de despertar, as condições do capitalismo atual, especialmente no Brasil – mas não só – constituem um agravante.

Um exemplo direto na psicanálise. A época de Freud, nem passaria pela família a idéia de reter a obra, sempre se reservando o direito de publicá-la. Nem cabia a idéia do Estado negar uma participação. O mesmo não aconteceu com a obra de Lacan. A família exerceu o seu legítimo direito de proibir todas as publicações informais, mas vem publicando os seminários ao longo das décadas, e trabalha-se com as edições piratas restantes. Neste caso, o constrangimento do imposto de renda, o mais comum na Europa e nos EUA, não funciona, pois os originais em si tem pouco valor. E não seria a solução ideal, pois continua mascarando responsabilidades.

Em se tratando de Hélio Oiticica, a perda irreparável  pede uma ação coletiva de natureza política, junto às iniciativas setoriais. Ele sempre incluiu os elementos sociopolíticos na experimentação, no risco do inédito, na participação que faz parte da própria obra. Um ato político deve afirmar o lugar específico da arte no tripé em que se situa forçosamente com Estado e a família.

One thought on “Assunto: Helio Oiticica”

  1. Obrigada, Dani Labra e Cecília, pela citação ao blog. Acho que tá na hora de nos reunirmos ao vivo para pensar em algo, né? Um beijão nas duas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *